quarta-feira, 3 de outubro de 2012

INTRODUÇÃO: PERÍODO SIMPLES E COMPOSTO

8º ANO


PERÍODO SIMPLES E COMPOSTO

Período é um enunciado formado por uma ou mais orações. Relembrando que oração é uma frase que possui verbo. Frase é qualquer enunciado com sentido completo, ou seja, tem significado. O período com uma única oração é chamado de período simples ou absoluto, já com mais de uma oração é chamado de período composto.

Observação contar o número de verbos para descobrir se o período simples ou composto.

Exemplos:
- Nunca mais encontrei aquele livro. (período simples)

- Quero que você me empreste seu livro. (período composto)

- Tome cuidado com os carros! (período simples)

- Eu peço que você tome cuidado com os carros. (período composto)

- Os animais precisam chamar a matilha para caça. (período simples)

- Maria entrou em casa depois da hora combinada, levou bronca do pai e trancou-se em seu quarto. (período composto)

Para que servem o período simples e o período composto?

Ao escrever um texto de forma mais direta e reduzida, para atingir um público amplo usa-se períodos simples ou períodos compostos por coordenação. Quando o texto é complexo e pretende-se atingir um público que domina estruturas elaboradas da língua emprega-se o período composto por subordinação.


ORAÇÕES COORDENADAS

As orações coordenadas são unidas por justaposição

(vírgulas) ou por meio de CONJUNÇÕES COORDENATIVAS.(ou, pois, então, por isso, etc)

 

Ele estuda e trabalha muito.

Oração A              Oração B

 

ORAÇÕES SUBORDINADAS

As orações subordinadas são unidas às suas orações

principais por meio de CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS.( se, portanto, ora, etc)

 

Pediram-me que definisse os trabalhos de hoje.

Oração A            Oração B

... Ou por meio de PRONOMES RELATIVOS.


O menino / que me convidou  não veio.

Oração A                    Oração B

 

 
                                                                       EXERCICIOS PARA FIXAÇÃO

01) Classifique o período em simples e composto. Se tiver mais de uma oração, separe-as e diga o número de orações. Observe o modelo:

 

Escovou os dentes, / pegou o material escolar / e saiu.
Período composto de três orações.

 

a) Passarei pela sua casa hoje de tarde, para terminarmos o trabalho.

______________________________________________________________________

b) Vou ao clube agora de manhã.

______________________________________________________________________

c) Driblou o primeiro, driblou o segundo, mas chutou fora.

______________________________________________________________________

d) Cheguei ao local, parei, observei tudo atentamente, fiz alguns comentários com o líder e saí.

______________________________________________________________________

e) Não corra, não mate, não morra!

______________________________________________________________________

02) Sublinhe os verbos e coloque S, se o período for simples, e C, se for composto:


a) Os atletas já se dirigiram à quadra. (      )

b) Tomarei este ônibus, pois tenho um compromisso logo mais. (      )

c) Sem dúvida, todos voltarão aqui no Carnaval. (      )

d) Os alunos reuniram-se no pátio, discutiram o problema, procuraram o diretor e falaram francamente. (      )

e) O verdureiro estacionou o velho caminhão, gritou suas frutas e legumes para a manhã ensolarada, dirigiu gracejos inocentes às donas de casa, arrancou-lhes alguma grana e partiu. (      )